segunda-feira, maio 26, 2008

Modelo CMMI

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas) necessárias à maturidade em disciplinas específicas (Engenharia de Sistemas, Engenharia de Software, Desenvolvimento Integrado do Produto e do Processo, Fontes de Aquisição). Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, o CMMI é uma evolução do CMM e seu objetivo servir de guia para a melhoria de processos na organização e também da habilidade dos profissionais em gerenciar o desenvolvimento, aquisição e manutenção de produtos e serviços. Assim espera-se que o uso do CMMI permita a organização ser mais eficiente, respeitando seus proprios prazos e construíndo software com menos erro.

Os 5 Níveis da Maturidade do CMMI:
  1. Inicial (Imprevisível, mal controlado e reativo)
  2. Gerenciado (Projetos, reativo)
  3. Definido (Organizado e pró-ativo)
  4. Quantitativamente Gerenciado (Processo medido e controlado)
  5. Otimização (Melhoria contínua do processo)
Nível 2 - Gerenciado
  • Gerência de Requisitos
  • Planejamento de Projetos
  • Acompanhamento e Supervisão de Projetos
  • Gerencia de fornecimento
  • Medição e Análise
  • Garantia da Qualidade de Software de processo e produto
  • Gerência de Configuração de Software
Nível 3 - Definido
  • Desenvolvimento de requisitos
  • Solução técnica
  • Integração de produto
  • Verificação
  • Validação
  • Foco no Processo da Organização (SEPG)
  • Definição do Processo da Organização
  • Programa de Treinamento
  • Gerência de Projetos Integrada
  • Gerencia de riscos
  • Coordenação entre Grupos
  • Gerencia integrada de fornecimento
  • Análises de decisão e resolução
  • Ambiente organizacional para integração
Nível 4 – Quantitativamente gerenciado
  • Desempenho de processo organizacional
  • Gerência Quantitativa de Projetos
Nível 5 - Otimizado
  • Inovação organizacional e distribuição
  • Análise casual e resolução