Para se criar um software de qualidade que atenda as espectativas do cliente é necessário uma descrição do problema e de seus requisitos, o que é problema e o que o sistema tem que fazer. A análise enfatiza uma investigação do problema, de como uma solução é definida. Também é necessário ter uma descrição de alto nivel e descrição detalhada da solução e de como ela atende os requisitos e as restrições. Após todos esses passos de analise, seguir uma boa metodologia de desenvolvimento, escolher adequadamente a tecnologia junto a aplicação de patterns.
Durante a analise orientada a objetos, há uma enfase na descoberta e na descrição do objetos, ou conceitos, do dominio do problema. Por exemplo, no caso de um sistema de informação para biblioteca, alguns conceitos incluem Livro, Biblioteca e Usuário.
Durante o projeto orientado a objeto existe uma enfase na definição de elementos lógicos de software. Estes objetos de softwares tem atributos e metodos. Seguindo o exemplo, o objeto Livro pode ter um atributo título e um metodo imprimir.
Finalmente, durante a construção do programação, os componentes do projeto são implementados, tais como uma classe Livro em C++, Java, C#, etc.
A ordem que estas atividades são realizadas está fortemente ligada a qualidade final do produto entregue ao cliente. Por isso a importancia de realizar numa derminada ordem as atividades.