Interoperabilidade é a capacidade de um sistema de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não). Para um sistema ser considerado interoperável, é muito importante que ele trabalhe com padrões abertos.
A interoperabilidade entre sistemas de informação está se tornando fundamental para o compartilhamento da informação em ambientes corporativos, onde normalmente diversos sistemas são usado para armazenar dados e objetos de negócio, em sistemas computacionais distintos e em regiões geograficamente distribuídas. Devido à diversidade existente entre estes sistemas, a integração as vezes torna-se difícil. Os problemas de interoperabilidade podem ser técnicos, onde os componentes de computação dos sistemas não permitem a cooperação devido às diferenças nos protocolos de comunicação ou semânticos, ocasionados devido à diversidade de representação da informação transmitida.
Web Services são na essência interoperabilidade conectando programas e aplicações a outros programas e aplicações, especialmente quando estes são desenvolvidos usando diferentes linguagens, ferramentas ou plataformas. A tecnologia chave para esse fim, o XML, tem todo um potencial de implementação e integração com a tecnologia J2EE. Outros padrões como SOAP, UDDI, WSDL fornecem uma base para interoperabilidade entre serviços.
Para construir sistemas baseados em web services, existem mais requisitos que os seus olhos podem ver. Seus web services deverão ser confiáveis, ter alta disponibilidade, tolerante a falhas e escaláveis. Essas necessidades não são diferentes das mesmas existentes em outras aplicações corporativas. Todos esses requisitos são suportados e podem ser implementados com Java e a tecnologia J2EE.