sexta-feira, agosto 06, 2004

Sistema de autenticação.

Criar um sistema de autenticação independente de plataforma e linguagem. Um sistema que permita diferentes usuários de outros sistemas utilizarem o mesmo ponto de autenticação e validação de sessão.

O estrutura do modelo de dados é a seguinte: criar uma tabela de usuários internos, que contenha todos os usuários de todos os sistemas terceiros externos cadastrados. Este cadastro central possuirá uma coluna de identificação de cada usuário (índice único). Uma segunda tabela será criada para registrar os sistemas externos envolvidos, o usuário externo e usuário interno. Um de-para entre as colunas do usuário externo e usuário interno. Os campos Sistema Externo mais Usuário Externo, formam um índice único.

Este sistema de autenticação, fornecera mecanismos de chamadas externas para autenticação e validação de sessão.

Os objetos que imagino serem parte desse sistema são: a sessão e um repositório. A sessão será o objeto responsável em armazenar as informações de um usuário que está ou esteve conectado. Uma sessão contém o nome do usuário, a data do login e data do logoff. No objeto sessão tb teremos os métodos de manipulação da sessão, como criar e expirar a sessão. O repositório será o componente responsável em gerenciar as sessões do usuário. O acesso ao repositório e as sessões será feito através de um componente que terá a função de proxy no sistema. Recebendo requisições para leitura e manipulação da sessão.