quinta-feira, agosto 19, 2004

TGA

TGA, Teoria geral de administração. Primeira aula foi hoje. O professor parece ser bom e matéria tb. Tivemos um pouco da história da administração, mas o foco mesmo foi nas teorias da administração. São quatro teorias.

A primeira, administração científica. Taylor propoe a analisa das tarefas dos trabalhadores. O objetivo é diminuir os esforço e aumentar a produtividade. Foi citado como exemplo o fato de um pedreiro que está construindo uma parede. Ele precisa abaixar-se para pegar cada tijolo. Agora, se trouxermos a pilha de tijolos mais próxima do trabalhador, o seu esforço diminuirá e sua produtividade aumentará, e por conseqüência, o lucro da empresa tb aumentará, hehehehehe. Esta teoria foi a mais comentada. O professor até propôs um debate na turma... sem muito sucesso, a galera não estava nem ai com a aula, rsrsrsrsrs.

A segunda teoria é a teoria da abordagem administrativa. Esta teoria propõe a administração da alta gerencia, ou seja, a administração de cima para baixo em uma empresa. Tem 5 pontos chave: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Estrutura-se a gerencia e a diretoria para depois organizar os operários.

A terceira teoria - gostei muito dessa - é a teoria da abordagem do comportamento humano. Para entender melhor essa teoria tem até uma historinha legal. A GE, fabricante de lâmpadas, queria vender seu produto, mas para isso precisa convencer as pessoas da importância da luminosidade no ambiente de trabalho. Numa linha de montagem de uma fábrica americana, a GE aumentou a quantidade de luz. Nesse período perceberam que a produtividade dos funcionário aumentará junto com a luz. Para finalizar com chave de ouro, a GE propos diminuir a intensidade da luz durante o mesmo período. Para surpresa de todos, a produtividade continuou aumentando, ou seja, nada tinha a ver com a luz, e sim com a importância e o status, que durante a pesquisa, os funcionários daquela linha de produção haviam recebido. Esta terceira teoria esta fundamenta na ralação humana, preocupação com o empregado, consideração com as atitudes dos empregados, identificação das necessidades do homem e como estas são satisfeitas.

A quarta e última não entendi muito bem, ou melhor, não entendi nada. É melhor perguntar para o professor na próxima aula.